Categorias
Histórias Lembranças

O Portão Verde

Portão Verde
Portão Verde

A foto é antiga, mas permanece preservada. Retrata um jovem casal no início dos anos 60 defronte a um portão verde. Ele exibindo penteado com brilhantina à Elvis Presley. Ela elegantemente vestida com detalhes em renda e os cabelos delicadamente moldados com laquê. O momento retrata uma época que deixa saudades.

O jovem casal como tantos outros, almejava dias melhores, estudava, seguia as normas de educação próprias para a época, onde os pais faziam prevalecer suas vontades perante os filhos. Nem por isso deixavam de aproveitar os momentos de lazer para iniciar os namoricos próprios da adolescência.

Os costumes eram outros e a obediência aos pais era o que mais importava.  Durante quase toda a década de 60, o jovem casal do portão verde desenvolveu e fortaleceu um forte relacionamento. A afinidade entre ambos se fazia presente. Claro que discutiam, mas o faziam com o propósito de encontrar soluções para os seus problemas. Jamais descuidaram de acompanhar os estudos e ano após ano galgaram os degraus do ensino sem sobressaltos, passando com folga os anos letivos culminando com as suas formaturas.
Embora jovens já pensavam seriamente em consolidar aquele relacionamento puro e honesto. Faziam planos e como ambos trabalhavam, sentiam-se em condições de constituir família. E assim o fizeram, contraindo matrimônio no final dos anos 60. Suas famílias estavam felizes, pois havia grande entrosamento entre todos.

Esta história pode parecer comum e igual a muitas outras. E realmente é, a não ser por um pequeno detalhe. No decorrer da vida do casal, hoje chegando aos sessenta, muitos altos e baixos ocorreram. Em contrapartida à felicidade pelo nascimento dos filhos, algumas momentâneas dificuldades se manifestaram. E o detalhe é o referido portão verde. Toda vez que um fato negativo acontecia nas suas vidas, recorriam àquela foto, que como um amuleto os faziam recordar o passado e trazer dessas lembranças positivas e felizes, forças capazes de encontrar soluções para os aparentes problemas insolúveis. A foto exercia o fantástico poder de cura dos males da consciência  e dos momentos difíceis. Era um remédio que sempre estava disponível.

Recorrer a fatos do passado ou lembranças de passagens que outrora trouxeram felicidade e realização é ferramenta em desuso atualmente, mas se utilizada na dose certa, propiciará àqueles que se encontram em apuros, um lenitivo para o seu sofrimento.

A foto do jovem casal defronte ao portão verde permanece sobre a estante, irradiando esperança, segurança e bem estar, e junto com a proteção divina contribuirá para a continuidade de uma vida conjugal e familiar mais sólida, exemplar e acima de tudo, feliz.

Preserve as suas recordações.